Média
Modos e Aprendizagens
O artigo intitulado por as
“Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online” apresentado pelo autor Fahy (2001), chama atenção pela
influência da multimédia na aprendizagem, assim como a diferenciação de media e
modos usados na aprendizagem online.
Segundo Mayer (2001, p.184)
citado por Fahy a forma como o multimédia incide na educação depende de sete
princípios multimédia, que consistem em: multimédia; contiguidade espacial;
contiguidade temporal; coerência; modalidade e por último à redundância
Em relação ao modo e media, o
autor faz uma breve explicação, quanto aos modos são símbolos que cativam, o texto
é um modo de apresentação e a impressão é um canal uma via do texto.
Em relação ao ensino online, este
tem a capacidade de colocar tutores e conteúdos em tempo real à disposição dos
utilizadores.
No mesmo capítulo o autor
apresenta uma discussão sobre diferenças e efeitos das ferramentas de
interacção no ensino e aprendizagem à distância. Menciona características
de ferramentas online especificas tais como a impressão, texto, vídeo e
gráficos, áudio, entre outros. No que diz respeito à impressão e Texto, segundo
o autor não existe uma forma mais “viva” de um texto se tornar palpável senão
através da impressão. No princípio da educação à distância o acesso que o aluno
tinha à documentação era através da impressão, esta era a forma mais comum dos
alunos estudarem os materiais. Pontos fortes que o autor destaca em relação à
impressão e texto, diz respeito ao reduzido custo, à flexibilidade e robustez.
Quanto aos pontos fracos, o autor destaca a falta de interactividade entre
outros, o encarecimento da revisão e actualização de materiais. Ainda dentro da
análise de texto e impressão, o autor mostra uma certa preocupação, ao comentar
um estudo realizado na Grã- Bretanha que verifica, uma determinada percentagem
de crianças não gostarem de ler. A relação precoce que estabelecem com a
tecnologia, pode estar a contribui para o resultado do estudo. Quanto aos
gráficos, noutras pesquisas afirmavam que os gráficos podem aumentar a
motivação, ajuda a construir um pensamento de ordem superior. Os gráficos podem
ainda apresentar muita informação de uma forma clara, não esquecendo a
qualidade que estes podem ter. Videoconferência permite uma envolvência, aproximação
entre os alunos, assim como ainda, uma aprendizagem iterativa.

Sem comentários:
Enviar um comentário