segunda-feira, 3 de junho de 2013


Média Modos e Aprendizagens

O artigo intitulado por as “Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online” apresentado pelo autor Fahy (2001), chama atenção pela influência da multimédia na aprendizagem, assim como a diferenciação de media e modos usados na aprendizagem online.

Segundo Mayer (2001, p.184) citado por Fahy a forma como o multimédia incide na educação depende de sete princípios multimédia, que consistem em: multimédia; contiguidade espacial; contiguidade temporal; coerência; modalidade e por último à redundância

Em relação ao modo e media, o autor faz uma breve explicação, quanto aos modos são símbolos que cativam, o texto é um modo de apresentação e a impressão é um canal uma via do texto.

Em relação ao ensino online, este tem a capacidade de colocar tutores e conteúdos em tempo real à disposição dos utilizadores.

No mesmo capítulo o autor apresenta uma discussão sobre diferenças e efeitos das ferramentas de interacção no ensino e aprendizagem à distância. Menciona características de ferramentas online especificas tais como a impressão, texto, vídeo e gráficos, áudio, entre outros. No que diz respeito à impressão e Texto, segundo o autor não existe uma forma mais “viva” de um texto se tornar palpável senão através da impressão. No princípio da educação à distância o acesso que o aluno tinha à documentação era através da impressão, esta era a forma mais comum dos alunos estudarem os materiais. Pontos fortes que o autor destaca em relação à impressão e texto, diz respeito ao reduzido custo, à flexibilidade e robustez. Quanto aos pontos fracos, o autor destaca a falta de interactividade entre outros, o encarecimento da revisão e actualização de materiais. Ainda dentro da análise de texto e impressão, o autor mostra uma certa preocupação, ao comentar um estudo realizado na Grã- Bretanha que verifica, uma determinada percentagem de crianças não gostarem de ler. A relação precoce que estabelecem com a tecnologia, pode estar a contribui para o resultado do estudo. Quanto aos gráficos, noutras pesquisas afirmavam que os gráficos podem aumentar a motivação, ajuda a construir um pensamento de ordem superior. Os gráficos podem ainda apresentar muita informação de uma forma clara, não esquecendo a qualidade que estes podem ter. Videoconferência permite uma envolvência, aproximação entre os alunos, assim como ainda, uma aprendizagem iterativa.

 
Podemos dizer que aprendizagem online continua em crescimento, afirmar-se cada vez mais, tendo ainda algumas arestas para limar, como os custos das tecnologias que ainda limita uma parte da população mundial a ter acesso ao ensino online, assim como, a falta de formação para os utilizadores usarem de forma correta e usufruírem ao máximo o que a tecnologia oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário